Dia do trabalhador Scala

“Atuar segundo o princípio de que o todo é mais forte” - Este é um dos princípios e valores do Laticínio Scala, e foi nesse clima que mais um ano comemoramos o Dia do Trabalhador no mês de maio.
16/05/2011

O lema do Laticínio Scala foi colocado em prática no III Enduro Scala

 “Atuar segundo o princípio de que o todo é mais forte” - Este é um dos princípios e valores do Laticínio Scala, e foi nesse clima que mais um ano comemoramos o Dia do Trabalhador no mês de maio. Hoje com 400 colaboradores, identificamos nossa raiz e nossa cultura permeando nossos trabalhos. Sabemos que foi com muita luta e garra que a empresa se consolidou por meio do olhar e do direcionamento do nosso saudoso, Sr. Nino, homem que foi parceiro e não patrão, e conhecia cada pessoa pelo nome, orientando para o crescimento e que, como poucos, conseguia reforçar o melhor de cada pessoa, cada colaborador.

Conduzidos por esses valores, esse ano realizamos o III Enduro Scala, um evento com o intuito de comemorar o Dia dos Trabalhadores no Laticínio Scala. A finalidade deste encontro é promover a integração entre áreas e colaboradores da empresa, estimular a prática esportiva e a confraternização por meio do esporte, além de promover a saúde e bem estar dos colaboradores, utilizando o esporte como espírito de coletividade, solidariedade e cooperação. Sendo uma competição saudável e capaz de gerar estímulo de participação com uma visão coletiva, enfatizando assim a importância do trabalho em equipe.

Diante do contexto, entendemos que, para realizar um evento com atividades de grupo, devemos estar atentos aos valores imersos em nossa postura diante da competição e cooperação, uma vez que uma ação que deveria promover a integração pode gerar rivalidade e discórdia. Salientamos aqui a importância de compreendermos o sentido da competição. Isso porque, pessoas com alto grau de competição geram ações focadas apenas no resultado final, seja positivo ou negativo, e em um ambiente profissional o real impacto não é apenas o resultado, mas o caminho.

 Queremos enfatizar que o Laticínio Scala tem como um de seus valores a “União e Harmonia”, de modo que a cooperação se torna fator determinante para o cotidiano de nossas ações, uma vez que acreditamos que é com a união que se faz a diferença e que a força está no “todo”. Este princípio foi vivenciado por meio da “Dança Circular”, e a alegria foi compartilhada no momento em que os colaboradores, em roda, deram as mãos, simbolizando a disponibilidade para ser mais um elo, uma só empresa, o Laticínio Scala, que nesse clima de união comemorou o Dia do Trabalhador.

 

 

Depoimentos

 

José Luiz da Cunha - Encarregado de Almoxarifado

O III Enduro Scala foi para mim muito importante e instrutivo: No dia do evento estava completamente ocupado com o trabalho e não sabia o que fazer para comparecer. Estava ansioso e com a mente totalmente ligada no trabalho. Cheguei a dizer para meu superior naquele dia: “Se eu pudesse escolher entre brincar e trabalhar certamente eu escolheria ficar trabalhando”. Porém, para cumprir o que já estava estabelecido, fui ao evento! Pois bem, brinquei, disputei, colaborei, conversei, enfim, desliguei-me do trabalho! Só então é que percebi a importância de iniciativas como esta dentro de uma organização. Atividades como essa são fundamentais para criar descontração e proporcionar momentos de relaxamento e de entendimento que o trabalho é sim importante, porém lazer e descontração devem constantemente fazer parte da vida das pessoas que são seres humanos, não máquinas.

 

Fred Crema - Maritaca Turismo

Neste ano “União e harmonia” foi o tema. Esses dois valores da empresa foram expressos e representados nas atividades realizadas no III Enduro, que iniciou com uma dança circular, que tem o intuito de unir por meio de uma roda e dividir as energias para o início das atividades. Quebra de equipes foi audaz, mas quem entendeu o espírito do jogo, se divertiu com as atividades na sua maioria cooperativas, onde todos que participam são vencedores, se divertem por igual e tem a sua recompensa, o lazer! para dizer o que aconteceu em uma frase eu diria “Nenhum de nós é tão forte como todos nós juntos!”

 

Dempsey Junior - Analista de Custos e Orçamento

Mais uma vez presenciamos que tudo o que é novo ou está fora do que foi planejado, inicialmente causa impacto e rejeição. No Enduro desse ano, ter misturado as equipes foi uma prova concreta disso. Muitas vezes, quando trabalhamos, independente do setor, torcemos para estarmos em equipes que temos afinidade ou preferência. Porém, para gerar e potencializar resultados, frequentemente somos alocados em equipes que não fazem parte do nosso cotidiano. Falar de visão sistêmica é fácil, o difícil é tirá-la do âmbito das palavras. E estar em equipes multidisciplinares é atualmente o maior desafio corporativo, não só da nossa empresa, mas de todas. Competição é natural do ser humano, somos motivados a ganhar e o êxtase da vitória é algo indescritível. A competição existe e sempre vai existir no ambiente de trabalho, desde que não extrapole os limites da ética e moral. Portanto, pensemos com carinho sobre as situações que somos expostos e a forma como nos comportamos.

 

Notícias Relacionadas