XVI SIPAT

No mês de Setembro aconteceu a XVI SIPAT - Semana Interna de Prevenção dos Acidentes do Trabalho - com o tema “Seu comportamento garante a nossa segurança”.
03/10/2011

No mês de Setembro aconteceu a XVI SIPAT - Semana Interna de Prevenção dos Acidentes do Trabalho - com o tema “Seu comportamento garante a nossa segurança”, denotando que as atitudes e ações seguras devem ser iniciativa de todas as pessoas da empresa.
É uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.
A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA - letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.
 O objetivo foi levar conhecimento aos colaboradores sobre temas atuais envolvendo Segurança e Saúde no Trabalho.
Como no ano anterior, com o intuito de estimular a participação e a criatividade, foram realizados eventos de várias modalidades como teatro, palestras, jogos e concurso de paródias.
A mostra teatral contou com a Companhia Espaço Cênico, tratando temas do cotidiano de forma divertida e estimulante, apresentando as peças Palestra Teatral Motivacional: a Arte de Ser Melhor,  Postura, Uma Questão De Hábito (Ergonomia),  A Segurança Está em Nossas Mãos e Talk Show: Anti-Bullying “Bullying, Uma Brincadeira Sem Graça”.
Os espetáculos buscaram a todo o momento, envolver a plateia e buscar a sua participação ativa, também como forma de fixar melhor os conceitos trabalhados.
Também houve uma palestra que abordou o tema Drogas e Criminalidade, do Delegado Dr. César Felipe. Foi um momento muito importante da SIPAT, pois havia na plateia muitos colaboradores com seus familiares, principalmente crianças, que puderam ter acesso a informação relativa à prevenção.
O concurso de paródias foi uma atração a parte. É o momento onde os colaboradores demonstram a sua criatividade e talento, através da apresentação de versões divertidas de músicas conhecidas, abordando o tema Segurança e Saúde.  Este ano a grande vencedora foi a paródia EPI interpretada pela colaboradora, Vitória Cardoso Prudêncio, ficando em segundo lugar a paródia A Dois Passos de um EPI do colaborador Flávio Henrique Lemos de Melo e em terceiro a paródia Segurança do colaborador José Luiz da Cunha.
A SIPAT é sempre um momento de reflexão sobre o tema Segurança, e que não há bem maior do que a nossa saúde.
 

Notícias Relacionadas