Sustentabilidade

De olho na Sustentabilidade e ciente de sua responsabilidade, o Laticínio Scala criou em 2002 o Instituto Scala e o Departamento do Meio Ambiente, a fim de sistematizar as ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas pela empresa.

A empresa sabe da necessidade de se fazer o uso racional dos recursos naturais e de preservar o meio ambiente, pensando nisso criou o Departamento do Meio Ambiente.

Desde então, adota ações de controle e desenvolve projetos na área da educação e preservação ambiental dentro e fora da empresa. 

Outra preocupação é com a poluição dos rios. Por isso, também construímos uma estação de tratamento de efluentes, a ETE, que é referência em Minas Gerais no tratamento de efluentes e devolve ao meio ambiente, para a população a água limpa, que é captada por meio de poços artesianos com excelente qualidade.

De olho também na quantidade de fumaça e das partículas de carbono lançadas no meio ambiente pelas caldeiras, a empresa utilizar modernos lavadores de gases. Com esta medida conseguimos uma redução de quase 100% na emissão dos materiais poluentes.

A empresa ainda utiliza como combustível a serragem prensada e lenha de eucalipto reflorestado de sua própria reserva.

Além disso, os resíduos sólidos do Laticínio Scala tem destinos adequados, sendo vendidos para reciclagem (embalagens descartadas, papel e papelão) ou utilizados como adubo orgânico (cinzas das caldeiras e lodo seco da ETE).

 

A iniciativa para criação do Instituto Scala foi dos próprios colaboradores da empresa e teve o apoio total da direção, assim em 2002 iniciava o projeto intitulado “Amigos da Criança”.

O projeto tem como alvo crianças e adolescentes carentes entre 7 e 16 anos. O objetivo é despertar valores que tornem esses meninos e meninas em pessoas íntegras e com perspectivas de uma vida digna. Desde sua fundação, o Instituto já conseguiu inserir diversos jovens no mercado de trabalho.

Entre os voluntários estão não só os colaboradores Scala, mas também outras pessoas da sociedade. Além do “Amigos da Criança” o Instituto conta com mais dois projetos: o “Amigos da Terra”, no qual a entidade recebe alimentos de fazendas e chácaras, que são repassados para o Instituto e para outras instituições carentes, e o “Amigos da Net”, que proporciona às crianças carentes o acesso ao computador e a aprendizagem da informática.

A criançada tem aulas de computação, trabalhos manuais, marcenaria, recreação, alimentação balanceada, material escolar, aulas de reforço escolar além de atendimento médico e odontológico.

Os pequenos e suas famílias também recebem orientação psicológica. O que se quer é formar laços, dar a chance a essas pessoas de exercer a cidadania, formando uma verdadeira corrente do bem.
 

   

 

O Laticínio Scala busca a cada dia aprimorar seus processos e, com isto reduzir seus impactos gerados. Com esta visão, foi realizado o projeto de Redução do Consumo de Água em suas Unidades Fabris.

 

A missão em, “oferecer produtos de qualidade, em profundo respeito às pessoas e ao meio ambiente, gerando progresso e investimento tecnológico e humano, atendendo assim o nosso cliente com confiabilidade”, pode ser reafirmada nesta iniciativa ambiental.

Em parceria com a empresa Ecolab, o Scala implantou 2 projetos:

-Uso de tecnologia para melhorar os processos de higienização fabris e reduzir o consumo de água em até 40m³/dia ou 40.000 lts de água. Este projeto foi implementado nas 2 unidades fabris.

-Reuso de água de enxague, no qual existe um reaproveitando da última água de enxague de equipamentos para o primeiro enxague de caminhões e silos. Com este projeto foi possível reduzir o consumo de água em até 60m³/dia, equivalente a 60.000 lts de água. Este projeto foi implementado apenas na unidade I e já está em estudo a implementação nas demais unidades.

No total, com os 2 projetos já implementados, o Laticínio Scala vem reduzindo seu consumo de água em até 100m³/dia (100.000 lts de água por dia).

A média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o consumo de água por pessoa é de 100 litros de água por dia, ou seja, esta redução equivale ao consumo de 1000 pessoas diárias.

Sustentabilidade é ação!
Uma iniciativa Ambiental do Laticínio Scala.